Empreendimento boutique: o que este conceito representa?


Com valores agregados que vão além de beleza estética e da localização privilegiada, os empreendimentos boutique são a nova tendência do setor imobiliário brasileiro. O conceito remete a estruturas bem planejadas, exclusivas, com design diferenciado, inovação e alto padrão em imóveis que correspondem à menina dos olhos de investidores e compradores.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o segmento imobiliário de alto padrão não para de crescer no Brasil. Os empreendimentos de médio e alto padrão corresponderam a 19,9% das novas unidades lançadas no país, 39,2% das unidades vendidas, 53% das unidades entregues e 44% do total da oferta de imóveis.

Assim, empreendimentos boutique ganham espaço. São empreendimentos com infraestrutura de alto padrão e que têm a exclusividade como diferencial. “Combinar qualidade visual com tecnologias funcionais à residência, como uso de energias sustentáveis e sistemas inteligentes, é a essência de um empreendimento boutique, já que resulta em imóveis únicos e que vão ao encontro das expectativas dos clientes mais exigentes”, explica Irineu Guimarães, sócio da BLD Urbanismo (http://www.bldbrasil.com/) empresa do ramo imobiliário com foco no desenvolvimento de Loteamentos e Comunidades Planejadas.

Valor social e Ambiental

A mudança de perspectiva do valor histórico para o social gira em torno de questões ligadas ao desenvolvimento urbano e à sustentabilidade. A expansão de conglomerados residenciais, nas décadas passadas, aconteceu na maior parte das cidades de maneira muito rápida e nem sempre organizada. Isso se refletiu em diversos problemas estruturais, ambientais e sociais. A correção desses problemas para novos empreendimentos tem sido o objetivo de muitas empresas do setor.

“Atuamos há mais de 15 anos no mercado e consideramos a preservação do meio ambiente fator fundamental para o desenvolvimento de um empreendimento. Podemos tomar o Azur Condomínio Lago como exemplo, onde a restauração da fauna e flora dos arredores do empreendimento, o incentivo a coleta seletiva, a reutilização da água e fontes de energia renováveis foram premissas importantes na concepção do projeto.”, aponta David Leite, também sócio da BLD Urbanismo.

A preocupação casada entre luxo e sustentabilidade é essencial tanto para residências quanto para imóveis comerciais. Afinal, a bandeira da atuação ambiental e economicamente viável é cada vez mais relevante no segmento empresarial, contribuindo para uma ação mais consciente ao mesmo tempo em que reflete aos olhos de clientes e consumidores os valores e a missão de cada empreendimento.

Crescimento e Valorização

A crise imobiliária que afeta o país há alguns anos encontra no segmento de luxo uma de suas maiores exceções. Um público limitado, porém, cativo movimenta milhões de reais todos os anos na compra e na venda de imóveis de alto padrão e que servem de referência imobiliária para os demais segmentos.

De acordo com a BLD urbanismo, o grande diferencial do segmento está justamente na potencialização dos atributos do produto com muita sofisticação e design. “Oferecer imóveis com acabamento e estrutura de luxo não é raro, mas encontrar algo onde o trinômio localização, beleza natural e arquitetura de charme são pontos diferenciais”, destaca Irineu Guimarães.

Os empreendimentos boutique, conceito desenvolvido pela BLD urbanismo, representam, assim, uma nova referência no mercado, já que conciliam tanto variações estéticas quanto urbanísticas e sociais. Isso faz com que a compra de imóveis dentro dessa categoria não represente somente um bom investimento para o presente, mas também quando se pensa no longo prazo, uma vez que está encaixada em uma perspectiva de inovação e sustentabilidade que só tende a aumentar nos próximos anos. É importante lembrar de sua defesa de valorização, com poucas unidades de lote, que são vendidas facilmente – apenas no pré-lançamento, alcançasse a meta de mais de 50% de vendas.

Sobre Azur – Projeto Pioneiro

O Azur Condomínio Lago foi lançado em agosto de 2018, sendo pioneiro no segmento de Loteamento boutique. O empreendimento tem sua localização como um grande diferencial – fica no coração do Eusébio – CE, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O Azur é único loteamento da região que permite walkability (deslocamento a pé) para diversos tipos de serviços providos pelo centro da cidade.       

Azur é um conceito que valoriza interação, oferecendo o diferente e o criativo em cada detalhe do seu projeto, com ênfase maior nos elementos de lazer, segurança, paisagismo, decoração, sustentabilidade e interatividade.

Um empreendimento boutique tem poucos lotes, mas uma completa infraestrutura de lazer e serviços que só um empreendimento maior costuma oferecer. Tudo no Azur foi pensado fora dos padrões, com diversas exclusividades.  

Fonte Exame