Condomínio no Eusébio é primeiro do Nordeste no conceito de “floresta urbana”


Aliar os conceitos de espaços de hotelaria com a sustentabilidade. Essa é a premissa do Azur Condomínio Lago, empreendimento construído no Eusébio pela BLD Urbanismo. O local também é pioneiro no Nordeste no conceito de “floresta urbana”.

“O que trazemos é um novo conceito de urbanismo por meio do qual se trabalha o convívio entre urbanismo e natureza. Isso já é feito em outros países do mundo, especialmente na Europa e Austrália. No Brasil também já existem iniciativas pontuais mas no Nordeste, e especialmente no mercado imobiliário, está sendo realizado de forma pioneira”, destacou a doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Magda Maya.

A questão da “floresta urbana” é diferente do paisagismo, onde a vegetação prevista pode não fazer parte do ecossistema local. Nesse sentido, acaba por não beneficiar a região.

“A floresta urbana funciona como um fomentador de serviços ecossistêmicos para todo o Eusébio, pois o tipo de vegetação a ser colocada serve para atrair polinizadores que fazem com que as plantas cresçam e se desenvolvam”, complementa a especialista.  Outros serviços ligados à sustentabilidade também estarão presentes na área, como manutenção da água, fertilidade do solo e a preocupação com o microclima local.

Hotelaria
O Azur Condomínio Lago apresenta também o conceito de  “empreendimento boutique”. “Ele foi inspirado na hotelaria, que é dividida também em ‘resorts’ e hotéis boutiques. Os primeiros oferecem muito conforto, muito espaço, porém com muitos quartos. Já o hotel boutique, tem tudo isso porém de uma forma mais intimista, mais exclusiva, em função de ter poucos quartos. Daí tiramos o termo boutique”, explica o diretor da BLD, Irineu Guimarães.